Highpot Automation

Células de Fundição por Gravidade Robotizadas

Um processo de fundição por gravidade necessita que todos os ciclos sejam feitos da mesma maneira, ou seja, que os ciclos tenham ritmo. Variáveis como temperatura do metal, volume do metal, temperatura do forno, temperatura do ferramental, limpeza da película de óxido, velocidade do vazamento, precisam ser severamente controlados, e nada melhor que a automação industrial para ter um processo robusto e confiável no controle de todas as variáveis!

A utilização de robôs no processo de vazamento de metais líquidos, ainda é pouco utilizado aqui no Brasil por empresas de médio porte, mas se você quer aumentar a produtividade e a confiabilidade do processo, a Highpot Automation tem a solução que sua empresa precisa!

Por meio da programação do robô, conseguimos controlar as variáveis necessárias do processo, desde a retirada do metal liquido do forno, até o vazamento na coquilha. Acertar no modelamento da caneca, limpeza dos óxidos no forno, velocidade de transporte do liquido e de vazamento, são essenciais para que todo produto retirado da coquilha saia da mesma maneira e sem falhas!

Há robôs específicos para esse tipo de aplicação, payloads e alcances definidos em projeto e seu grau de segurança geralmente é IP68.

Além do processo de vazamento, é essencial que os processos adicionais da célula sejam de confiabilidade, como a retirada do macho de areia, o corte de massalotes e filtros de entrada, desgaseificação do alumínio, máquinas e células robóticas que a Highpot Automation projeta e faz retrofit, e serão abordados nos próximos posts.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *